Videos em portugues SUWEN 2 "As Quatro Estações do Yin Yang "

A École Européenne d’Acupuncture (E.E.A) e
a professora Elisabeth Rochat de La Vallée
apresentam:

As Quatro Estações do Yin Yang




Uma Apresentação Geral du Huangdi Neijing Suwen – Capítulo 2 -
Grande Tratado Sobre a Regulação dos Espíritos segundo os Quatro Sopros ou « Temperando os Espíritos ».

O SuWen do Huang di Nei jing – Clássico de Medicina Interna de Imperador Amarelo 黄帝内 é a obra mais antiga que ainda existe da medicina Chinesa.
Foi criado em alguma época entre o período dos estados beligerantes e o período Qin-Han como somatórios dos conhecimentos médicos chineses até esta época da dinastia Han(221 a.C – 220 d.C). A obra é dividida em duas partes (81 capítulos cada): o Suwen (questões básicas) consagrado aos fundamentos da teoria médica e o Ling shu 灵枢(Roca luminosa) trata das práticas de acupuntura.
Após a dinastia Han, cada parte circulava separadamente.O Suwen foi escrito no formato perguntas e respostas entre o Imperador Amarelo e vários médicos da alta antiguidade. Descreve o entendimento da medicina chinesa sobre doenças, remédios, diagnósticos e tratamento, e sempre serviu de guia para os médicos chineses nas suas práticas da medicina. As edições com comentários de Wang Bing do século VIII e Lin Yi do século XI foram seguidos por edições posteriores. Esta edição da dinastia Jin é significante como uma das primeiras edições impressas deste livro.
O segundo capítulo do Suwen trata das quatro estações.  Uma primeira parte do capitulo é uma breve apresentação de cada estação e a segunda parte mostra como, entre o jogo yin e yang dos sopros na natureza e o jogo yin yang dos sopros no homem, existe uma total analogia.
As quatro estações da natureza são igualmente as quatro estações do yin yang, elemento fundamental no que nomeamos a saúde e a preservação da vida.
Nos vídeos apresentados aqui são feitas pela professora Elisabeth uma apresentação geral do que há nesse Capitulo 2, uma apresentação detalhada de cada uma das quatro estações com um estudo do chinês de cada caractere e uma análise da estrutura da frase e do sentido das palavras.




Disponível no link








ZHUANGZI ch. 5 - Trad. Jean Lévi

  O Tao deu-lhe a sua aparência e o céu a sua forma, porque deixaria que as paixões prejudiquem o seu corpo? Você se deixa distrair pelo mu...