Elisabeth
Rochat de la Vallée
Traduzido por Marcelo
Nunes
Revisado por
Desejos e
paixões são considerados pelos pensadores chineses como os principais obstáculo
para a verdadeira realização da vida humana e o cumprimento do destino de cada
um. Eles são considerados na medicina chinesa como as principais causas de
doenças e fraquezas que levam às doenças.
Assim, as
emoções devem ser governadas pela força do autocontrole que vem das profundezas
da natureza individual: um Coração vazio e silencioso, uma consciência clara,
permitem um comportamento perfeito e uma relação autêntica com o Céu. Isso
produz movimentos regulares de Qi e boa saúde.
O Coração
é a nossa vida intelectual, mental, emocional e espiritual; é tudo o que
acontece dentro de nós. Através dele sentimos nossa existência. É a nossa
capacidade de pensar para desenvolver conhecimento, atenção, consciência e
cultivar nossa realidade interior, a fim de construir nosso Espírito Vital
(Jing Shen 精神). O Coração é o que permite ao ser humano
assumir a responsabilidade por sua vida e por seu destino, e saber como nutrir
a vida de acordo com a ordem natural.
Caso
contrário, há desordem, doença e morte prematura. Assim, o Coração é o
responsável, em última instância, pela ordem correta ou incorreta dos movimentos
do Qi no interior de cada um.
De onde
vêm as emoções? Elas são reações que temos quando estamos em contato com algo
exterior (um ser, um objeto, um evento, etc.), ou quando recordamos algo na
memória.
«Por natureza (Xing 性), o homem possui Sangue e Qi (Xue Qi 氣) e um Coração que
permite o conhecimento (Xin Zhi 知). Tristeza e alegria, euforia ou
raiva não existem permanentemente dentro dele; eles são movimentos reativos ao
incitamento dos objetos. É então que a Arte do Coração (Xin Shu 術) opera.» (Liji, Yueji)
As emoções
são ativadas por um objeto ou evento exterior, e a reação imediata é induzida e
modulada de várias formas, como atração ou repulsão, amor ou medo, euforia ou
raiva, tristeza ou alegria, arrogância, inveja, etc.
A reação
diante de determinada situação dependerá da disposição natural, da natureza
própria de cada indivíduo, bem como se a verdadeira natureza do indivíduo está
de acordo com sua reação, e, portanto, de acordo com a ordem natural. A
natureza da reação expressa se o desejo no Coração está voltado para o
desenvolvimento da vida ou em conflito com ele.
Por isso
existem variações de significado no ideograma mais comumente usado para emoções
(Qing 情): disposições naturais, tendências,
emoções, paixões.
Se os
desejos estão em conformidade com a ordem correta, se as reacções são
apropriadas, então o indivíduo governa-se adequadamente (Zhi 治) e não há nenhuma desordem (Luan 亂). Ele está seguindo a ordem
correta, seguindo a natureza e sua própria natureza, de acordo com as
circunstâncias; ele está cumprindo seu próprio destino (Ming 命).[1]
A Arte do
Coração (Xin Shu 術)
assegura as reações apropriadas a partir da diminuição dos desejos que conduzem
o indivíduo para "fora de si".
As emoções
são percebidas como movimentos do Qi, e cada emoção aumenta excessivamente uma
qualidade particular e atividade do Qi em um ser humano. Durante a era
clássica, foram analisados todos os movimentos do Qi, caracterizados e classificados
através da teoria do Yin/Yang e dos Cinco Elementos (ou fases).
Cada um
dos cinco Órgãos (Zang) está, portanto, relacionado com uma emoção que é,
fundamentalmente, a expressão do movimento do Qi pertencente ao mesmo Elemento
(fase). Vindo das profundezas do Órgão, esse Qi influencia tudo que está sob
seu controle no interior de um ser humano, na fisiologia e psicologia, no
funcionamento do corpo, bem como no funcionamento da mente.
Como tal,
o Fígado fornece uma onda e desencadeia movimentos ascendentes como a Madeira;
o movimento do Qi chamado Nu 怒 é como uma onda impetuosa, que promove um movimento ascendente. A
agitação desse movimento, do Fígado (ou da Madeira), se transforma na raiva,
que é apenas o excesso dele. Assim, as Cinco Vontades (Wu Zhi 五 志), que são as profundas propensões e tensões de vitalidade em cada um
dos cinco Órgãos Zang, tornam-se as Sete Emoções (Qi Qing 七情), que são um distúrbio no movimento
regular do Qi que produz vida.
Portanto,
as emoções se originam nos cinco Órgãos Zang, que são os receptáculos dos
Espíritos sob diferentes modalidades. Todas as faculdades mentais e equilíbrio
psicológico, até mesmo a maneira de reagir a qualquer coisa, inclusive o que
mexe com as emoções e libera as paixões, depende inteiramente do estado dos
Cinco Zang, unidos por e no Coração. De modo que, quando um Órgão Zang é
perturbado, ele não só traz à tona sintomas físicos e psicológicos relacionados
com a perturbação específica, mas a pessoa sofre uma alteração na sua faculdade
de perceber, conhecer com precisão, julgar sem paixão, sentir e reagir
adequadamente.
Se os
Cinco Órgãos contam com um Coração livre de paixão e apego, trabalhando sob uma
luz espiritual (ou inteligência espiritual, Shen Ming 神明 ) e mantendo
essa conduta, não há excesso. O Coração e o Espírito (Shen 神) inspiram cada um deles em direção
ao seu núcleo. Esses são os Cinco Espíritos (Shen Wu 五 神), a expressão quíntupla dos Espíritos em um ser humano, iluminando o
funcionamento da mente.
Quando um
Órgão perde o seu enraizamento nos Espíritos, seu Qi não flui corretamente, o
que perturba o funcionamento psicológico e fisiológico. O capítulo 39 do Suwen
descreve bem essas perturbações:
«Quando há raiva, o Qi sobe.
Quando há euforia, o Qi fica frouxo. Quando há tristeza, o Qi
desaparece.
Quando há medo, o Qi desce.
Quando há frio, o Qi é recolhido.
Quando há calor, o Qi flui para fora.
Quando o susto causa sobressalto, o Qi fica desordenado.
Quando há fadiga, o Qi está lesionado.
Quando há pensamento obsessivo, o Qi está atado.»
Cada um
dos Cinco Zang é afetado por sua própria emoção, mas uma emoção pode prejudicar
vários Órgãos, causando desordem nos seus movimentos do Qi. Portanto, um órgão
pode ser ferido por diferentes emoções.
Quando um
Órgão está sendo lesado com ou após outro, o distúrbio nos movimentos do Qi
muda e, consequentemente, uma emoção pode se transformar em outra. Essa é a
complexidade da interação entre os Cinco Movimentos do Qi e o padrão dos Cinco
Elementos com todos os efeitos sobre o funcionamento do corpo e da mente.
Todos os
níveis do ser se comunicam: uma perturbação emocional terá repercussões
fisiológicas (nas áreas governadas pelo Órgão responsável pela emoção, bem como
nas áreas governadas por outros Órgãos perturbados pela desarmonia). Por outro
lado, um movimento do Qi desviado leva a perturbações fisiológicas, mas também
a um estado emocional. Esse estado só pode ser de curta duração, como um
reflexo da condição do Qi e do seu movimento durante esse período. Ou pode
derivar do rompimento de um Órgão que provoca uma desarmonia mais abragente e,
portanto, não é mais capaz de controlar o movimento de seu Qi, já não pode
tomar parte na composição harmoniosa do centro, nem no equilíbrio do psiquismo
e dos aspectos mentais.
Este artigo foi utilizado para a Conferência de Rothenburg em 2013.
[1]
Destino significa vida individual que se desenrola de acordo com a sua origem
natural/celestial. Cumprir seu próprio destino é viver em harmonia com o cosmo,
para permanecer integrado com a harmonia universal. Agir dessa maneira
proporciona a realização mais profunda de seus dons naturais, bem como a saúde
mais perfeita possível.