domingo, 30 de julho de 2017

O Autêntico, a Autenticidade -真 ou 眞 - ZHEN


Zhen é a autenticidade , a fidelidade à natureza recebida do Céu , a realidade mais pura dos seres.Podemos encontrá-la ou adquirí-la pouco à pouco cultivando sua própria pessoa , ...

Aqueles que chamamos “homem autêntico”sabem como preservar suas vidas para realizar  neles mesmos , em seu ser e através seu corpo , sua natureza original.Eles são dignos da união com o Céu.

A erradicação dos desejos excessivos que alteram os movimentos e as interações  dos sopros é o caminho para a autenticidade .Ela permite que tudo proceda da forma mais plena possível , permitindo a saúde do corpo e a paz do espírito.

O sopro autêntico (zhen qi 真氣) ), é no homem seu sopro ,tal qual ele deveria ser , ou seja, análogo ao sopro perfeito do Céu , o agir mesmo da Natureza.
Um yin autêntico(zhen yin 真陰)  ou yang autêntico (zhen yang 真陽) emanam da origem e continuam fiéis ao modelo proposto por ela .

A autenticidade permite a um humano gozar da plenitude de sua força vital(ou « virtude » )   )e de comunicar diretamente com a força da origem de toda vida , que é também chamado pelos taoistas Céu ou Via (Dao), assim que com o que emana dela, que podemos chamar “espírito”(Shen).

É assim qu o ser humano  que cultiva sua autenticidade toca o Céu e pode agir sobre os fenômenos naturais;ele toca os homens em seus espíritos e pode lhes emocionar , lhes mover fazendo-o movimentar em direção de sua propria origem.Não é o resultado da vontade humana , mas o efeito da fidelidade constantemente renovada nas origens da vida.

A autenticidade do terapeuta participa ao que vai fazer movimentar alguma coisa na situação do paciente se enderessando ao seu Espírito, com o coração vazio.


A autenticidade permite a eficiência em todas as ações e relações,à condição que ela seja sem intenção ou objetivo,além dos desejos e dos pensamentos.


ZHUANGZI ch. 5 - Trad. Jean Lévi

  O Tao deu-lhe a sua aparência e o céu a sua forma, porque deixaria que as paixões prejudiquem o seu corpo? Você se deixa distrair pelo mu...