quinta-feira, 22 de junho de 2023

GUOYU - Zhouyu 3-6 - Trad. Dhormon/Mathieu

 

A boca absorve os sabores (wei 味) e o ouvido, os sons: os sons e os sabores produzem o sopro (qi 氣). Por meio da boca, o sopro se torna fala; pelo olho, clarividência; a fala serve para determinar as denominações com exatidão; a clarividência permite agir de acordo com a ocasião; as denominações exatas permitem assegurar a perfeição do governo; a ação oportuna permite aumentar a produção. A perfeição do governo e o aumento da produção estarem assegurados é o auge da alegria para o príncipe.

 Mas se as percepções da visão e da audição forem nada mais que discordantes, e vierem a ensurdecer o ouvido e a deslumbrar o olho, os sabores absorvidos carecerão de pureza (jing 精). Por causa de sua impureza (bu jing 不精), haverá perda de sopro e, consequentemente, falta de harmonia (he 和). Então, produzir-se-ão aberrações da fala, cegueira da clarividência, corrupção das denominações e falsidade de medidas. Os decretos publicados não atestarão mais intenções sinceras; na aplicação das leis penais e na conduta do governo, introduzir-se-ão licença e confusão; os empreendimentos não obedecerão mais ao ritmo das estações (shi 時).


Tradução e revisão do francês para o português: Mariana Scarpa e Zé Motta.

HUAINANZI 1

No início, os Dois Augustos detêm o comando do Tao em suas mãos e o estabelecem como um poder central. Os espíritos brincam nas transforma...