TEXTO :Os Movimentos do Coração

Os movimentos do Coração

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A Terra vive do amor que o Céu tem por ela. Assim começa o preâmbulo do Livro Os Movimentos do Coração – Psicologia dos Chineses sobre o qual gostaria de falar um pouco.
Na cultura chinesa o Céu e a Terra se encontram.  Este “ponto de encontro” é o coração do homem. É o vaso sagrado que por natureza é vasto como o Céu e também a terra sagrada dentro de cada um. Por este motivo o coração é o centro das atenções no que diz respeito a nossa psicologia.
Sendo cada um deles, o Céu e a Terra, operadores da vida, vamos falar sobre a Virtude do Céu, o Sopro da Terra e os Espíritos que são os mensageiros da Virtude do Céu. Teremos também que revelar os três Tesouros se quisermos entender os seres humanos e por fim chegarmos aos Cinco Espíritos; que são a finalidade desta coletânea de textos.
Podemos dizer que o Céu é o que se manifesta como nossa própria natureza, que é a autenticidade do nosso agir. E o coração abriga o Céu e é sua morada, pois ele é capaz de receber o dom de reconhecer a justeza e a autenticidade das condutas.
O que recebemos do Céu nos marca ativa e constantemente; daí se originam todas as condutas do indivíduo. Já os Espíritos são da mesma qualidade da Virtude do Céu só que um pouco mais específicos. Assim são retratados os Espíritos: “A Virtude, assim como os Espíritos, é luminosidade irradiante. É a Luz que ilumina tudo que vem a este mundo...”. Os Espíritos advêm em nós, repletos de luz, manifestam a virtude e a trazem para nós”.
A Terra em nós é aquilo que recebe e carrega a virtude, dando-lhe formas. A Terra é uma grande provedora de formas definidas onde ficam abrigados os dons do Céu. Mas antes de falar em ‘forma’devemos falar sobre a forma sem forma, ou seja, aquela que aceita se tornar todas as formas: o Sopro e só ele é que pode ser verdadeiramente oposto, contrastado, complementar e compenetrado para e pela imensa Virtude do Céu.
E é a partir deste nível que nasce o YIN/YANG, pois agora existem dez mil seres. De um Sopro único e universal nasce a multiplicidade.  Quando falamos em sopros falamos no conhecido Qi e é por meio dos sopros ou Qi que tudo se faz, mantem e anima a Vida.
Agora que já entendemos sobre o Céu e a Terra, o que nasce deste cruzamento, ou melhor, o que nasce deste abraço são os seres viventes, portanto: “não há vida senão através dos sopros yin/yang, submetidos à ação própria da Terra, individualizados pelo Céu”.
Temos a tríade perfeita – CÉU – TERRA – VIDA, podemos falar um pouco sobre nós Humanos. No entanto o que nos difere, seres viventes, dos outros milhares de seres. O que temos de único? Aqui nasce o que é conhecido por Os três Tesouros.
Agora peço sua atenção: para que os viventes surjam deve haver uma revelação! Eis aqui o que é conhecido como Essências ou Jing o primeiro tesouro. O Jing é nossa energia constitucional e física o que nos torna viventes é o enraizamento de tudo o que existe – o elo biológico. Herdamos dos nossos pais e é o que nos liga ao mundo animal. Sendo assim os instintos de sobrevivência, a agressividade e a necessidade de nos ligarmos aos outros, estão ligados ao Jing.
Mas sabemos que nós não estamos ligados apenas ao reino animal, mas sim com todo Universo e esta ligação se dá através do Qi ou os sopros. Como mencionado anteriormente é ele que dá origem a todas as formas, portanto somos todos UM através do Qi, o segundo tesouro.
O terceiro e último tesouro é o que nos torna HUMANOS, o que nos diferencia e nos torna únicos no universo. Shen ou Espírito é o que não compartilhamos com os animais. Foi o Céu que nos concedeu. Os três tesouros refletem a tríade perfeita, sendo o Jing nosso elo biológico com os outros animais, portanto está ligado a Terra, o Qi que compartilhamos com os dez mil seres e oShen é a dádiva única concedida pelo Céu.
Temos mais revelações para fazer, a revelação dos Espíritos e esta se dá do encontro entre duas essências. O casal primordial, já falamos sobre eles, O CÉU/TERRA, os outros casais apenas reproduzem esta imagem, como por exemplo: YIN/YANG – MACHO/FÊMEA, etc.
Os Espíritos são o Céu em nós, nos conduzindo e trazendo sua mensagem. Shen é enraizado, fixado através das essências, está muito além delas mas opera e se manifesta através delas. Como tudo tem uma raiz, um lugar de onde emana uma radiancia luminosa assim também tem, como sua primeira morada, o Coração – Morada do SHEN. Aqui entendemos porque do brilho dos olhos, a luz espiritual que é conhecida como emanação luminosa simbolizando saúde e vivacidade.
É a partir do Coração, os Espíritos irradiam até os mais remotos recônditos do ser; eles estão em toda parte, nos Zang (órgãos), no mental, em todo o lugar onde a animação vital se manifesta. Para sua manutenção precisamos proporcionar um coração sereno e disponível. Disponível quer dizer um Coração vazio no seu mais alto grau de significado.
Embora o Espírito - Shen seja indivisível e inominável, mistério último, podemos particularizá-lo de acordo com suas moradas. Sabemos também que ele habita todos os lugares, mas vamos falar de cinco, que estão relacionados a cinco órgãos Yin ou Zang e que são a finalidade destes textos.
Primeiro devemos abordar é Espírito na sua manifestação mais Yang o chamado HUN que habita o Fígado e está em ressonância com o elemento Madeira. O aspecto mais Yin do Shen conhecido como PO que está relacionado com o órgão Pulmão e está em ressonância com o movimento Metal, mas este deixaremos para o nosso próximo encontro.
Shen se expressa através dos órgãos (Zang – Yin) e vísceras (Fu – Yang) sob cinco formas, também chamadas de “Alma dos Zang-Fu” que remonta a ideia de morada dos Espíritos no nosso corpo.
HUN - Almas Espirituais
Para nós ocidentais Hun é o que chamamos de “alma” ou “espírito” da pessoa. Podemos chamar de almas espirituais, espírito que raciocina - mas chamaremos de HUN.
Hun como um movimento Yang tende a subir, elevar-se e ele precisa que algo o entesoure - o seu enraizamento acontece no Fígado impedindo seu impulso em direção ao Céu.
Pensando em ressonância, lembrando que a sabedoria dos orientais se espelhou na natureza para desenvolver toda sua filosofia e medicina; quando desenvolveram o conceito de movimento Madeira estavam falando sobre a força do nascer das plantas, que se movem em direção ao Céu e isso acontece na Primavera estação que representa o desabrochar de tudo. O fígado yin com seu parceiro yang a Vesícula Biliar formam o par de órgãos (YIN/YANG) do movimento Madeira.
Este sistema Fígado/Vesícula Biliar, fisiologicamente falando (na visão da MTC) é responsável por armazenar e regularizar a saída de sangue de acordo com os diferentes estados fisiológicos. É ele quem “comanda o mar do sangue”. Nutre os tendões e músculos já que eles são alimentados pelo sangue. Todas as funções são geradoras dos nossos movimentos o que deixa claro sua ressonância com a Madeira.
Outra manifestação do Hun é através da emoção ressonante – Raiva no sentido de impulso para a realização. É uma força dinâmica que desencadeia os impulsos necessários para empreender uma ação.  Como controla a imaginação, desempenha um papel essencial em todo ato de criação, permitindo a elaboração de uma estratégia.
Hun descontrolado gera a ira, a fúria que nos torna cegos de raiva. Os planos futuros e a criatividade perdem sua fonte de estímulo e o nosso sono se torna agitado. O Coração será muito afetado neste desequilíbrio, pois não é ele um músculo? E também não é ele a primeira morada doSHEN?
Cada sistema no homem tem sua singularidade e atividades que lhes são próprias no metabolismo energético, mas todos são de igual importância na manutenção do equilíbrio. As atividades humanas sejam elas mentais, emocionais, fisiológicas, espirituais ou sociais não são nada além das expressões múltiplas de um mesmo princípio geral, que é a transformação e o fluxo da energia e a manutenção disso depende de uma moradia tranquila para os espíritos, o coração sereno.
PO - Alma Vegetativa e o Movimento Metal
Para continuar nosso estudo sobre a Alma dos Zang Fu e para falar sobre PO e o Movimento Metalnão posso deixar de mencionar HUN, pois eles formam um par cujo equilíbrio compõe a vida. Em cada par a força da união se expressa através de suas afinidades.
O mais alto entrelaçamento e também o mais profundo ancoramento de um Ser estão ligados aoHun e ao Po. Ligado às essências Po se apoia nos sopros (yin) e o Hun está ligado aos Espíritos (yang).
Quando o corpo está começando a se formar no ventre a alma que lhe dá sua forma é chamada dePo, e quando este corpo estiver pronto, sobrevém à alma espiritual Hun e assim estão HUN e PO, de forma muito íntima, ligados e sua união é a vida.
Os movimentos vitais, as sensações (sensitivo – vegetativo), as reações e também os impulsos instintivos são também governados pelo Po. Para que isso ocorra e como bem sabemos é necessário um enraizamento que o sustente e o entesoure. Este receptáculo é o Pulmão - o mestre dos ritmos da vida.
Para que tenhamos nossos Hun e Po vigorosos temos que beneficiá-los com essências de qualidade. Quero dizer com isso que precisamos comer e beber como um “gourmet”, respirar o ar puro corretamente. Não só isso, como também temos que nos nutrir de conversas elevadas e de música requintada, pois isso fortalece o assentamento de nosso ser instintivo, corporal e espiritual.
Assim ao longo da vida as almas Hun e as almas Po se abastecem de vitalidade e a qualidade do que é absorvido é determinante para uma animação correta. Animação aqui se entenda como algo que ultrapassa a morte.
Po também tem a função de proteção que está ligada a uma energia chamada Wei Qi, ou Energia Defensiva. O pulmão é um grande e importante colaborador para a formação desta energia. Ela está alojada logo abaixo da nossa pele e forma uma barreira que impede fatores patológicos externos de invadir nosso corpo.
O Movimento Metal abrange dois órgãos - o Pulmão (yin - Zang) e o Intestino Grosso (yang – Fu). A regulação da rede que dá a vida, se origina do Pulmão e ele é o receptor do Qi dos Céus. Quando nossos pulmões estão saudáveis o Po fica bem enraizado então podemos nos sentir inspirados e cheios de vida - animados, estamos conectados com o que há de mais elevado em nós.
Uma outra emoção ressonante com o Movimento Metal é a tristeza, ficamos desanimados, fracos e pode surgir uma opressão no peito, não nos sentimos mais adequados no mundo.
A respiração errada afeta o ser no nível do espírito porque é através da respiração que nos conectamos com o Qi do Céu e, portanto se não o fazemos de forma adequada nos sentimos separados e alienados do mundo.
O descontrole do Po pode levar a depressão e até a morte, que nos desliga da terra através de um último suspiro.  E por falar em morte – partida, é no Outono que as árvores murcham e as folhas caem na terra – é um período de queda e está em ressonância com o Movimento Metal. Mas não esqueçam que toda morte é uma transformação, um ritual de passagem e a vida há de voltar em uma nova inspiração.
E com um sentimento de renovação buscamos um sentido entre o ser ou o fazer, percebemos: não há mais nada a fazer senão ser!
A vida de cada um só é autêntica quando sustentada pelo movimento natural de nos encarregarmos de nós mesmos. E o grande encarregado de todos os seres na Medicina Chinesa é o Coração que está em ressonância com o Movimento Fogo.
Saiba que cada um de nós também é um “coração” - a primeira morada do Shen.  Do coração depende a felicidade ou a infelicidade, a doença ou a saúde, pois a vida individual é centrada por ele.
O Coração, a morada do Shen e o Movimento Fogo
O coração do homem é o coração do coração do Universo.
O coração é o nosso centro vital e ocupa o lugar de soberano. Vaso sagrado, terra sagrada de cada um, ele acolhe os Espíritos oriundos do Céu; contém e controla a interação Céu / Terra, que nos torna homens e nos mantém vivos. Por natureza, o coração do homem é vasto como o Céu. No verão, o sol é o rei e em nós, o coração reina.
A vida é um eterno surgir, que nos leva a exteriorização pelo constante contato com os seres que nos cercam. Esse contato acontece através dos cinco sentidos e o encarregado deste contato é o coração. Sempre tentado a se preencher, deve procurar esvaziar-se. Às vezes o coração do homem se envolve com as informações dos sentidos e com os movimentos do corpo, mas deve saber se fechar, está é a maestria da vida que reside na arte do coração.
A Medicina Tradicional Chinesa nunca separou os processos físicos dos fatores emocionais, expressões populares, tais como: "estar com o coração nas mãos", "ficar cego de raiva", entre outras mostram esta relação de interdependência. Para esta antiga medicina cada órgão/víscera humanos são também dotados de emoções. O coração está ligado à alegria.
O Movimento Fogo está em ressonância com o coração. O Fogo é expansivo, se inflama para o alto (ascendente), é penetrante, aquece e anima. Esse é o significado do brilho dos olhos (espelho da alma), da expressão “estou animado”, “calor do coração”, entre outras.
Quando é usado o termo “Espírito” estamos relacionando com o princípio de animação, ou princípio vital do homem. É uma qualidade, por isso não pode ser medido. Pode-se apenas percebê-lo, como uma emanação que provém do todo. Mas também implica na existência material (Yin/Yang – Matéria/Energia) dentro da visão da filosofia chinesa, que é diferente da maneira ocidental de entender esta palavra.
Shen é também o supervisor de todos os outros espíritos (Hun, Po, Zhi e Yi), para cada um destes “espíritos” é importante que seu governador esteja saudável.  Assim como a luz irradia do sol, os espíritos irradiam do coração. Nós já falamos de HunPo e Shen, no próximo texto falaremos sobreZhi e o Movimento Água. Para concluir a série de cinco textos abordaremos Yi e o movimento Terra.
Shen coordena o psiquismo e configura (como um organizador) o ser humano. É responsável pela coerência da personalidade e se expressa nos aspectos mais elevados da inteligência, particularmente a capacidade de manejar as situações e de adaptar-se o melhor possível a tudo que nos cerca.
Uma condição energética de deficiência desse sistema mostra a incapacidade de ter uma percepção justa das situações, originando uma tendência a reclamar sem nunca cessar. Quando ocoração está perturbado por uma condição de excesso (abarrotado de coisas), há euforia, incoerência, confusão. No entanto quando o Shen está na sua morada, a mente está clara, o coração é sereno, o discurso é lógico. De acordo com o Nei Jing “quando o Espírito está em paz, o sofrimento não é mais que um minuto”. Relata também que para tornar o tratamento eficaz é necessário começar por curar o Espírito. Mencionando outro texto antigo: “O corpo é a casa da vida [...] o Shen é o governador da vida.” – Huai Nan Zi (Contemplações dos mestres de Huai Nan).
É de grande importância não perder o nosso centro de comando, pois perdê-lo é nos perder por inteiro. Somente este centro, imbuído de luz que os Espíritos vertem, pode conduzir nossa vida rumo ao desenvolvimento natural e harmonioso.
Propósito e Vontade, Yi e Zhi os Movimentos Terra e Água
Os sinais de saúde ou doença estão relacionados, na Medicina Chinesa com estados perceptíveis do Qi. Um indivíduo que possui o conhecimento desta terapêutica pode manter seu corpo, mente e alma em um estado de grande equilíbrio. E para tanto precisamos ter como aliados o propósito e a vontade.
Não é possível falar sobre o Propósito e Vontade sem falar no Coração, pois estes são muito próximos, íntimos e não podemos separá-los porque estão profundamente ligados à manutenção da vida.
O propósito ou Yi se enraíza no Baço e Zhi, a vontade, nos Rins. A Vontade dá enraizamento ao Propósito e estão ligados ao Coração, pois quando o Coração se aplica, acontece uma apreensão sob seu efeito que podemos chamar de Intensão ou Propósito. E quando o Propósito é permanente existe a Vontade.
É através do Propósito que o Coração escolhe, no húmus da memória e das vivências. OPensamento que está diretamente ligado à memória, gera a capacidade de integrar e de reproduzir informações e está relacionado ao Baço. Quando adicionamos a isso tudo o poder da Vontade (Rins), podemos então firmar uma ideia e seguir em frente a fim de realizá-la.
Quando estamos ancorados na Vontade dos Rins, corretamente estabilizados pelo Propósito do Baço e bem Iluminados pelos Espíritos do Coração podemos nos reestabelecer dos mais terríveis golpes. Ficaremos abalados e emocionados, mas sempre existe a possibilidade de se reerguer, por isso a manutenção da vida depende deles.
Em ressonância com o movimento Terra encontramos todo mundo material, o chão, nossa base e sustento. Nós seres humanos estamos entre o Céu e a Terra. Com a cabeça no Céu captamos o Qi“Celestial” (ar) e com os pés bem firmes na Terra temos estabilidade e, centramento. Também não podemos nos esquecer dos alimentos.
Em caso de deficiência energética do movimento Terra, a memória fica débil e a conceituação confusa, no entanto quando perturbada por excesso, a memória se mostra obsessiva e não para de pensar, fica impossível desapegar-se das experiências do passado.
Em ressonância com o movimento Água estão todos os líquidos do corpo, do qual somos constituídos por mais de 70%. É através deste elemento que nos renovamos constantemente, com ela tudo flui. Assim como os líquidos nas articulações promovem os movimentos do corpo, os líquidos da mente e do espírito permitem que nós possamos fluir sem impedimentos pela vida.
A deficiência energética deste movimento produz medo, um caráter indeciso e mutável, desânimo e submissão à adversidade. Quando o Zhi se expressa demasiadamente, em excesso podemos observar temor, medo ou tirania.
Para a Medicina Chinesa os órgãos internos são entendidos como unidade corpo-alma-espírito por isso cada órgão é portador de funções psíquicas e mentais e faz parte, também do conjunto da personalidade. As ações recíprocas com outros órgãos são de importância vital para a plenitude do sentir, pensar, querer e atuar, ou seja, no enraizamento da Vida.
Até agora falamos dos 5 movimentos - Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, e seus Espíritos, que são respectivamente: Hun, Shen, Yi, Po e Zhi. A partir de tudo que discutimos pudemos perceber a integração dos aspectos físicos e psíquicos e percebemos também que a função orgânica e os elementos que constituem o plano psíquico formam um conjunto inseparável que podemos chamar de Tao vital humano.
A medicina chinesa entende que o mais importante para se tratar uma doença é o enraizamento nos 5 Espíritos do homem, ou seja, somente os espíritos – centro da vida, são capazes de corrigir as perturbações desde o interno e por isso pode levar a uma verdadeira cura.  Isso foi revelado noSuwen, cap. 13: “Ter a posse dos Espíritos é resplandecência. Perder os Espíritos é aniquilação”.
A manutenção da vida!
A meta para conseguir a manutenção da vida é estar uno com o Céu e para isso o corpo tem que estar completo e a Essência do ser sempre renovada. Para tanto é muito importante observar a corrente natural, e manter-se em conformidade com ela.
A ordem é: harmonizar! O equilíbrio só é alcançado com uma conduta constante e calma. A estabilidade e a firmeza da linha da vida e o enraizamento constante dos espíritos nada mais são que constante adaptação.
Sempre que se fala em manutenção da saúde e da vida, a maioria das pessoas logo pensa nas coisas das quais terá que se abster, mas na verdade o mais importante é manter a linha de vida na temperança e na sinceridade, no acordo profundo com sua natureza humana e também no bom senso.
A vida dentro de nós é um mecanismo sutil. É preciso conhecer o organismo, sua natureza, seu psiquismo para que o movimento de adaptação seja espontâneo, já que todo movimento forçado leva ao desgaste. Pensando em movimento e transformação vamos abordar cada um deles e falar um pouco das atitudes necessárias para a sua manutenção.
O movimento Madeira (Hun), é o setor onde a energia vital sobe, abre caminhos, exatamente como a árvore brota na primavera. Podemos dizer que também somos árvores (membros os galhos, pés as raízes e o corpo o tronco da árvore). Fazendo essa analogia e lembrando que madeira está em ressonância com o fígado e a vesícula biliar, percebemos que: o movimento, o andar, fazer exercícios enche de energia o ser, que é própria deste movimento. Para ajudar na manutenção da madeira o sabor ácido, das frutas, consumido de forma moderada ajuda a harmonizar.
O movimento Fogo (Shen) a energia vital está exuberante, é o verão. A pequena árvore da primavera já está desabrochando e da mesma forma nós nos mostramos ao mundo com muita vitalidade e alegria.  Desfrutando tudo sem presa, e certos de que temos nosso sol interno – Coração! Neste movimento a alegria de viver é de fundamental importância para a manutenção de todos os outros movimentos.  A alegria é essencial a vida! O sabor amargo está ligado à manutenção deste elemento, portanto o consumo consciente deste sabor ajuda o coração a ficar em harmonia.
O movimento Terra (Yi), o chão que nos sustenta, o verão já vai longe e neste momento ele está estável, calmo, pois logo vai se iniciar um novo movimento. Por isso a referencia aqui é de centramento, estabilidade: a manutenção da vida em si. O ato de comer está ligado a este movimento, portanto boca, estômago, baço-pâncreas são seus “aliados”. Quando este elemento está em harmonia nos traz a sensação de paz consigo mesmo, nos sentimos em casa, centrados. O sabor que nos conduz a estas sensações é o doce, claro que nem preciso falar, novamente, no bom senso para o consumo deste sabor.
O próximo movimento seguindo a corrente natural e mantendo a sintonia com a natureza é o movimento Metal (Po). Após o momento em que a energia ficou estável dá-se inicio ao declínio natural, chegou o Outono. Os últimos frutos são colhidos, as folhas vão caindo e o movimento, portanto, é de colheita e recolhimento, da mesma forma que e o pulmão colhe o ar puro e o intestino grosso, ressonante deste movimento nos faz assimilar o importante e descartar o que não precisamos mais. O sabor picante vai ajudar a colocar estes elementos em harmonia.
Agora é momento de quietude, chegou o inverno e a energia assume sua forma potencial. O movimento Água (Zhi) fala sobre fluidez e adaptação. Todos os líquidos do corpo estão ligados a este elemento e o órgão em ressonância é o rim, claro que junto com a bexiga. Aqui fica claro através da analogia que é necessário para todo ser adaptar-se e fluir com a vida, sem se preocupar com as barreiras da vida já que tudo está em constante mutação. O sabor salgado pode trazer benefícios a este elemento lembrando que se abusarmos deste sabor ele será seu principal vilão.
Os textos deram um panorama geral deste mecanismo sutil que é a vida. Percebemos que os processos da energia são cíclicos como as estações, compreender e estar em conformidade com estes ciclos é o primeiro passo para sua manutenção. Para quem procura a longevidade não se esqueça do conselho dos mestres: coma a metade, ande o dobro e ria o triplo!!!
Referencia Bibliográfica:
Elisabeth Rochat de La Vallee e Claude Larre. Os Movimentos do Coração: Psicologia dos Chineses. Belo Horizonte: s.e., 2004. Tradução de Nicole Mir.
Wang. Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo. Editora Icone, 2001.
HIRSCH, S. Manual do Herói ou a Filosofia Chinesa na Cozinha. São Paulo: Corre Cotia, 1990.
YAMAMURA, Y. Huangdi Neijing – Ling Shu. São Paulo: Center Ao, 2007.
Psicóloga especialista em Acupuntura
CRP 06/68011
http://www.alumiar.com/index.php/saude/51-psicologia/1370-osmovimentosdocoracao

ZHUANGZI ch. 5 - Trad. Jean Lévi

  O Tao deu-lhe a sua aparência e o céu a sua forma, porque deixaria que as paixões prejudiquem o seu corpo? Você se deixa distrair pelo mu...